6 MOTIVOS PELOS QUAIS A GENTE GUARDA TANTA COISA – por Roberta Andrade

Oie, tudo bem?

Por que será que a gente guarda tanta coisa?

Muita gente tem um monte de coisas que não usa, nunca usou e o pior, nunca vai usar… mas por que a gente guarda tanta coisa?

Eu sempre fui muito organizada, mas eu também guardo coisas inúteis como as 4 caixas de missangas que eu mantive por anos sem fazer uma peça sequer… eu não entendia que para organizar a minha casa e a minha mente era necessário abrir mão de algumas coisas.

E essas coisas, que eu chamo de tralhas, são uma fonte de frustração e ansiedade muito grandes nos dias de hoje. E algo que seria apenas uma inconveniência, acaba contribuindo para o aumento dos nossos níveis de estresse, você sabia disso?

Eu separei alguns motivos que levam as pessoas a “guardarem coisas”, vamos ver se você concorda comigo:

1- Eu gosto de saber que tenho a ferramenta certa pra cada trabalho:

Mas aí eu te pergunto: pra que ter uma máquina de costuras em casa se você não sabe costurar? Faz uma busca rapidinha na internet e acha um ateliê de costura pertinho de você.

2- Mas ainda “tá” em bom estado:

Está em perfeito estado, mas você não vai usar e quando resolver se desfazer, nem para outra pessoa vai ter serventia…

Essa aqui vai pra você Murilo!

3- “Tá” quebrado, mas eu vou consertar:

Se você não fizer na hora, não vai fazer depois; e ainda tem aquela outra resposta: vou guardar as peças pois eu posso precisar… fala sério né???

4- Custou caro:

Sim, mas você usou? Usou de novo? E de novo? Então já tá pago, não quer mesmo que seja um desperdício ou se sentir culpado? Então vende!

5- Foi presente:

Esta é clássica e eu já tenho a resposta perfeita para este questionamento (e eu posso provar!!!) – o apego vem de quem recebe, não de quem dá! Quer sua própria prova disso? Pega um cartão de Natal que alguém te deu em 1990 e mostra pra pessoa, eu tenho certeza que ela nem se lembra; E aquilo pode ter sido importante no dia, na lembrança, no carinho da amizade, mas depois de ter cumprido seu propósito, vira tralha, mais um pedaço de papel acumulado em meio a tantos outros. Ganhou e não tem serventia, tira uma foto, armazena no EVERNOTE (eu falo mais sobre isso neste post O DIA EM QEU ESQUECI DE ME ORGANIZAR… #SQN), e desapega. O problema é quando a pessoa já não mais faz parte do seu dia-a-dia, mas aí já é conversa pra outro post…

6- Fadiga decisória:

Essa palavrinha é difícil de pronunciar mas eu vivo isso, você vive isso, o mundo vive isso… quanto mais decisões você toma durante o dia, mais seu cérebro começa a buscar atalhos e geralmente de naturezas opostas.

Aí, das duas uma: ou você vai decidir sem medir as consequências ou vai adiar pra depois aliviando a pressão do momento, porém criando um problema a longo prazo.

E se você precisar de ajuda pra fazer uma limpa aí na sua casa ou se você ficou com alguma dúvida, me conta!

Espero que você tenha gostado e aproveita pra deixar aqui nos comentários qual a sua desculpa, porque as minhas eu já contei pra vocês!!!

Grande beijo e até semana que vem.

Roberta


⇒ Meu nome é Roberta Andrade, sou Personal Organizer e Instrutora de Reparos Domésticos. Eu ajudo pessoas sem tempo, a ter mais qualidade de vida com dicas simples e funcionais de organização.

Entre em contato: roberta.andrade@hekate.com.br

Website: www.HEKATE.com.br

Facebook: www.facebook.com/HEKATEOrganizacao

Instagram: www.instagram.com/HEKATEorganiza

LinkedIn: www.linkedin.com/in/robertaandradehekate

YouTube: www.youtube.com/robertaandradeHEKATE

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *